segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Maria da Assunção e Mãe da Glória

         

            Celebramos no último domingo a festa que nos apresenta Maria no céu, inserida na glória de Deus. Ela, criatura humana, gente como nós, foi totalmente transfigurada pelo Espírito de Deus e glorificada junto do seu Filho Jesus. O seu ‘sim’ absoluto ao projeto de Deus na encarnação, revela que foi discípula fiel. Nela enxergamos o que a graça de Deus fará conosco no fim dos tempos, nela podemos antever onde chegaremos. Para isso, é urgente tratarmos com seriedade o chamado que Deus nos fez, é preciso viver na disponibilidade para servir a Deus.
Neste sentido, glorificamos Maria por ter sido, entre nós cristãos, desde que a ela o anjo anunciou a sua maternidade, a primeira que colaborou com a ação do Espírito, a primeira que fez Jesus nascer para a humanidade, a primeira discípula do Mestre Jesus, a primeira que experimentou a intimidade de Deus na vida eterna.
A vitória da vida é certa, mas as sombras da morte sempre vão nos acompanhar, um dia todos morrerão. E ai? Ai que ninguém deve se conformar com isso, porque seria ir de encontro a todas as nossas esperanças. São Paulo disse que Jesus ressuscitado é “primícia dos que morreram”. Isso significa que ele é o primeiro dentre muitos, é sinal de que é apenas um fruto inicial, uma amostra que aponta para o que acontecerá conosco. É isso mesmo, a ressurreição de Jesus é o modelo do que Deus tem preparado para nós, é o que aconteceu com nossa Mãe Maria que já faz parte plenamente dessa glória. Chegaremos lá também.
O importante, é perceber que a glorificação de Maria se deu como culminância de toda a sua vida de fidelidade a Deus. Existia, por trás dela, uma história de fé e intimidade com Deus que a levou ao céu. Maria falava de Deus com muita propriedade, dizia que o seu Deus era cheio de uma misericórdia que se estende de geração em geração, cheio de amor pelos pequenos, os que precisam de socorro. É o Deus que sacia os famintos, que manda os poderosos baixarem a cabeça e descerem dos seus tronos, obriga-os a viverem a solidariedade e a partilha com os menos favorecidos. Foi por essa estrada que Maria chegou à glória.
Portanto caros irmãos e irmãs, aprendamos com nossa Mãe Santíssima, que o caminho que nos conduzirá para o alto passa pela nossa atenção com os mais pobres, os caídos, os mais sofridos dos nossos irmãos. Nossa Senhora da Glória interceda por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário