segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Reino de Deus

Caros irmãos e irmãs, neste décimo sétimo domingo comum, a palavra que Deus nos revela na sequência de parábolas sobre o Reino de Deus, que Jesus usa algumas metáforas bonitas para falar desse Reino. Jesus diz que o Reino dos Céus é como um homem que estava trabalhando num campo e cavando descobriu um tesouro escondido ali. Então, ele escondeu de novo o tesouro, vendeu tudo o que tinha para comprar aquele campo. Aí sim, ele podia descobrir o tesouro porque o campo lhe pertencia. A esperteza daquele homem apaixonado por aquele tesouro, que trocou tudo o que tinha por ele, é o comportamento de quem descobre o Reino de Deus, deve trocar tudo o que tem por aquele tesouro.

Na segunda parábola, Jesus fala que um colecionador de pedras preciosas quando encontra uma pérola de grande valor, vende tudo e troca tudo por aquela pedra. Talvez, para quem nunca foi colecionador, aquela pedra não faça o menor sentido, não tenha tanta importância, mas para ele que é colecionador, aquela pérola vale mais do que o valor comercial dela. Jesus quer nos comunicar com isso, que o valor do Reino de Deus é só para quem descobre o Reino. Nem todos estão dispostos a trocar as suas riquezas pelo Reino de Deus, pela proposta de Jesus, pelo Evangelho; só quem recebe esse Reino como um tesouro como uma pérola.

Com isso, é pertinente que façamos a nós mesmo essa pergunta: O Reino de Deus é um tesouro para nós? Conhecer Jesus, ler o Evangelho, salvar-se em Cristo é para nós algo valioso? Se não for, ou enquanto não for, nós não vamos trocar nada por ele. Façamos como o Apóstolo Paulo disse na Carta aos Filipenses: "Eu considero tudo como perda, como lixo, como esterco, em comparação com esse bem supremo que é o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por causa dele pedi tudo, troquei tudo por ele" Fl 3, 8-16). 

É por isso que, a primeira leitura deste domingo apresenta um texto belíssimo do Primeiro Livro dos Reis, a oração que o Rei Salomão fez ao Senhor. Ele entra na presença de Deus, se reconhece pequeno, humilde, e diz ao Senhor: "Eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar" (1Rs 3,7b). E Deus diz para ele: "Pede o que desejas, e eu te darei" (1Rs 3,5). Vejam, é o mesmo que dizer: peça o que você quiser Salomão porque você me agrada. E Salomão diz: "Dá, pois, ao teu servo, o coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal" (1Rs 3,9). Em outras palavras, Salomão pede um coração sábio, coração capaz de escutar Deus. 

Ora meus irmãos, o texto nos diz que esta oração de Salomão agradou muito o Senhor. E Deus disse: "Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; vou dar-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti" (1Rs 3,11-12).

Amigos e irmãos, aqui se apresenta para nós o que é essencial na vida. Jesus está nos ensinando a pedir a Deus o mais importante. Jesus mesmo nos disse: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. E tudo mais vos será acrescentado" (Mt 6,33). Se nós pedirmos o que é essencial, pedimos tudo. Mas se pedirmos o que é supérfluo, banal, aquilo que está na periferia, nós não teremos coisa alguma. Que o Reino de Deus seja o nosso tesouro e o busquemos avidamente, cavando no chão da nossa vida até encontrá-lo escondido em nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário