sexta-feira, 11 de julho de 2014

Aniversário de 60 anos de Dom Manoel Delson

Dom Delson, nosso Bispo, sei que pelo seu jeito simples e discreto de ser, não é afeito a essas homenagens, não busca aplausos. Inclusive essa comemoração foi mais um desejo nosso do que propriamente dele. Precisávamos como filhos e filhas, ovelhas deste rebanho, externar nossa felicidade, nossa alegria de festejar essa data tão especial e memorável, que merece ser celebrada conosco.

Por isso, venho em nome dos meus irmãos do presbitério e de todos os diocesanos, dizer que estamos felizes por existir entre nós. E nesta data do seu nascimento, jubileu dos sessenta anos, queremos elevar a Deus o nosso louvor, a nossa ação de graças pelo seu dom da vida.

Certamente nestas breves palavras não seja possível dizer, plenamente, tudo o que cada um dos que fazem esta assembleia gostaria de expressar. Mas de todo modo, queremos com todo afeto, dizer o quanto o senhor nos cativou, por sua humildade e docilidade, pela retidão e segurança com que nos comunica a Fé e a Palavra de Deus e, especialmente, pelo tratamento que vem dando às pessoas mais pobres.

Outro dia escutei da secretaria Andréa que o senhor certa vez disse que eles, "os mais pobres, deveriam ter prioridade na fila de espera para entrar na sala de atendimento do Bispo". Nisso, vemos uma atenção especial com aqueles que em muitos ambientes jamais conseguirão está nos primeiros lugares. Um tratamento cheio de amor e paciência com as pessoas idosas, jovens e crianças. Isso tudo nos cativou e vem nos cativando cada vez mais.

Isso é que é vida com V maiúsculo, vida de verdade, vida partilhada, repartida, doada para que outros tenham vida, e a tenham em abundância. É admirável ver que não se preocupa em ter um bem viver, mas sente-se feliz em ver que os outros estão vivendo bem. Não quer ser feliz sozinho, mas está preocupado que seu rebanho seja feliz, seja amado, tenha dignidade. O senhor tem o coração ampliado!

Meus irmãos, Dom Delson, marca por ser objetivo no falar, diz muito em poucas palavras, prefere o silêncio, a contemplação dos fatos. Palavra firme, concreta e decisória. Em pouco tempo já foi possível perceber o quanto lhe entristece a desonestidade, as atitudes de quem estraga a vida de outras pessoas e dos que agem maldosamente contra o seu rebanho, dos que dividem, dos que buscam o poder e os primeiros lugares e não o serviço. Sua presença evidencia e confirma para nós, aquilo que é parte fundamental no ministério do Bispo: ser a Ponte entre os homens de boa vontade e Deus em Jesus, único e supremo Pastor.

É exatamente por tudo isso e muito mais, que estamos aqui e consideramos esta data especial. E pedimos então a Deus, que lhe dê sempre muita sabedoria para nos transmitir mais e mais, esse testemunho de vida tão edificante. Tenha certeza Dom Delson, que muitos de nós rezamos diariamente pelo senhor, o colocamos bem junto de Deus, nos sentimos felizes por sua existência e agradecemos a Deus pelo Bispo que temos. 

Feliz Aniversário!

Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Vigário Geral   -   10/07/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário